sábado, 17 de setembro de 2011

MAS O QUE FAZER COM A DANADA DA 'RAIVA'??

"Todos nós sabemos o que é a raiva. Sentimos raiva dos outros e percebemos quando sentem raiva de nós. Em geral não conseguimos aceitá-la e demonstrá-la. Muitos de nós ouvimos, quando pequenos, que não deveríamos nos zangar, embora não conseguíssemos evitar isso. E até hoje nos comportamos como crianças quando se trata de lidar com esse sentimento.



Precisamos aceitar nossa raiva e aprender a demonstrá-la sincera e abertamente, de forma positiva e não agressiva. Não podemos nos agarrar a ela. A fúria aumenta, esquenta e explode. Em pouco tempo, interfere em todos os nossos relacionamentos e se torna a desculpa perfeita para agirmos segundo velhos padrões de comportamento autodestrutivos. Não queremos mais isso.



Nada do que pretendemos fazer hoje terá resultado positivo se carregarmos rancor dentro de nós. A maneira como levamos a vida, como tratamos os amigos, o que fazemos com as oportunidades e os desafios - tudo isso é determinado pela nossa conduta. A raiva reprimida sempre fica no caminho da atitude positiva."



(Texto tirado do livro 'A cada dia um novo começo' de Karen Casey)



A raiva com certeza faz parte de nossas vidas. É natural nos sentirmos nervosos, irritados e enraivecidos de vez em quando. O que não podemos fazer é guardar esses sentimentos dentro de nós, deixando um amontoado cada vez maior de irritação e rancor em nossos corações.



Tampouco devemos escancarar o sentimento da raiva em uma explosão de reações que só vão magoar quem está ao nosso lado, quase sempre quem nem mesmo merece, nem foi a causa de nossa irritação.



Como sempre e como bem sabemos em teoria, o caminho certo é o equilíbrio: expressarmos abertamente e com sinceridade essa raiva e não nos prendermos a ela. Conversar com a pessoa que nos magoou ou nos ofendeu de alguma forma, expor nossas razões, tentar entender o lado de lá, enfim o diálogo e a conversa de coração aberto é sempre o melhor remédio para nos livrarmos dessa coisinha venenosa e irritante que se chama 'raiva'.



Beijos no coração...



Lu Sousa



FRASE DO DIA: "Toda experiência pode me engrandecer, se eu não deixar a raiva me dominar."




0 comentários:

Postar um comentário