sexta-feira, 8 de abril de 2011

CONSTRUINDO PONTES...



"Dois irmãos moravam em fazendas vizinhas, separadas apenas por um riacho. Tudo sempre estava muito bem, os dois se ajudavam muito, até que entraram em conflito.


Foi a primeira grande desavença em toda uma vida de trabalho lado a lado. Mas agora tudo havia mudado.


O que começou como um pequeno mal entendido, finalmente explodiu numa troca de palavras ríspidas, seguidas por semanas de total silêncio.


Numa manhã, o irmão mais velho ouviu baterem em sua porta.


- Estou procurando trabalho - disse ele - Talvez você tenha algum serviço para mim.



-Sim - disse o fazendeiro - Claro! Vê aquela fazenda além do riacho? É do meu vizinho. Na realidade, é do meu irmão mais novo. Nós brigamos e não posso mais suportá-lo!! Vê aquela pilha de madeira ali no celeiro? Pois use para construir uma cerca bem alta!!


- Acho que entendo a situação - disse o carpinteiro - Mostre-me onde estão a pá e os pregos para que eu possa começar.

O irmão mais velho entregou o material e foi para a cidade. O homem ficou ali cortando, medindo, enfim ficou trabalhando o dia inteiro.


Quando o fazendeiro chegou, não acreditou no que viu: EM VEZ DE CONSTRUIR UMA CERCA IMENSA como ele havia lhe pedido, o carpinteiro construiu uma GRANDE E BELA PONTE, LIGANDO AS DUAS MARGENS DO RIACHO.


Era um belo trabalho, mas o fazendeiro ficou enfurecido e falou:


- Você foi atrevido construindo essa ponte depois de tudo que lhe contei!!!


Mas as surpresas não pararam por ali! Ao olhar novamente para a ponte, viu que seu irmão mais novo estava se aproximando de braços abertos. Por um instante, permaneceu imóvel do seu lado do rio. Então foi caminhando até chegar no meio da ponte.


O irmão mais novo, ao chegar perto dele, então falou:

- Você realmente foi muito especial construindo esta ponte, mesmo depois de tudo que eu lhe disse.

De repente, num só impulso, o irmão mais velho atirou-se nos braços de seu irmão e ambos choraram muito.

O carpinteiro que fez o trabalho, estava partindo com sua caixa de ferramentas, quando o irmão mais velho lhe disse:

-Espere, fique conosco!! Tenho outros trabalhos para você!!

Ao que o carpinteiro respondeu: -Eu adoraria, MAS TENHO OUTRAS PONTES PARA CONSTRUIR!!"

Será que já paramos para pensar como a vida seria bem mais fácil e mais bem vivida se ao invés de construirmos cercas e muros, construíssemos apenas pontes entre nossos familiares, amigos, colegas de trabalho e principalmente entre nossos inimigos?


Quantas vezes nos pegamos remoendo mágoas e distratando as pessoas que amamos por uma bobagem qualquer que aconteceu há anos atrás? Quantos não foram os momentos em que deixamos de viver horas felizes porque somos orgulhosos demais para nos desculpar ou simplesmente para chegar perto e dar um abraço longo e gostoso em algum velho amigo?


Aposto que todos nós temos alguma história em nosso passado ou até mesmo em nosso presente, em que deixamos de construir pontes para erguer muros e cercas gigantes!!! Isso é muito triste!! Afinal não há nada tão grave que não possa ser perdoado, não há discussão tão séria que não possa ser superada e acima de tudo não há orgulho tão poderoso que não possa ser vencido!!


Aliás, será que não temos nenhum muro ou cerca que esteja assim a nossa volta, apenas esperando para serem derrubadas??? Que possamos ser suficientemente corajosos a fim de demolirmos todo muro e toda cerca ao nosso redor e que sempre estejamos dispostos a construir lindas pontes em seu lugar...


Bjus no coração...

Lu Sousa

FRASE DO DIA: Podemos escolher o que semear, mas somos obrigados a colher aquilo que plantamos. (Autor desconhecido).















0 comentários:

Postar um comentário