sábado, 29 de janeiro de 2011

VIVER É SER FELIZ...


Todo início de ano, eu sempre me proponho muitas coisas, sempre me coloco uma série de metas e objetivos, marco-os em um papel ou caderno especialmente designado para isso, enfim, faço toda uma programação para o meu novo ano!!!

Mas descobri, com o passar do tempo, que todo esse planejamento excessivo, esse papel que me cobra dia após dia porque ainda não foi ticado, tudo isso tem feito um efeito reverso ao que desejo. Parece que quanto mais eu me programo, mais eu me cobro, mais me sinto pressionada e daí parece que as coisas não fluem...

Quando eu fazia terapia, lembro-me que certa vez a Wanyse (a minha querida psicóloga) disse que essa coisa toda de esquematizar sua vida e pôr tudo no papel só é válido na medida em que isso te dá um bem estar por ter um roteiro a seguir, pela sensação de auto controle. Mas quando esse esquema começa a te afligir, começa a te deixar ansiosa, tudo deve ser deixado de lado...

Confesso que esse é o momento em que me encontro... Eu tenho tantas anotações do que quero fazer, tantos cadernos que comecei com essa finalidade, que eu estou perdida, agoniada e, o pior, sem saber por onde começar!!!

Foi nessa hora que a leitura de uma das reflexões do livro 'Osho - todos os dias - 365 meditações diárias', realmente caiu como uma luva!!!

Vou transcrevê-la aqui, para que vocês possam ter o mesmo prazer que eu tive ao ler aquelas palavras!! Aquietaram o meu coração, de verdade!!!

"CONTROLE
A vida está além do seu controle. Você pode desfrutá-la, mas não pode controlá-la. Você pode vivê-la, mas não pode controlá-la. Você pode dançá-la, mas não pode controlá-la.

Normalmente dizemos que respiramos, e isso não é verdadeiro - a vida respira por nós. Mas continuamos a nos considerar agentes, e isso cria o problema. Quando você fica controlado, excessivamente controlado, NÃO PERMITE QUE A VIDA LHE ACONTEÇA. Você impõe demasiadas condições, e a vida não pode satisfazer nenhuma.

A vida lhe acontece somente quando você a aceita incondicionalmente e está disposto a dar-lhe as boas-vindas, não importa a forma que ela tome. Mas uma pessoa muito controlada está sempre querendo que a vida chegue de uma certa forma, está sempre pedindo que ela satisfaça certas condições - e a vida não se importa; ela simplesmente não leva em conta pessoas como essa.

Quanto mais cedo você quebrar o confinamento do controle, melhor, porque todo controle é da mente. E você é maior do que a mente. Uma pequena parte está tentando dominar, tentando dar ordens. Mas a vida segue em frente e você é deixado para trás e fica frustrado. A lógica da mente é tal que diz: 'Olha, você não controlou bem e por isso perdeu. Controle mais.'

A verdade é justamente o oposto: as pessoas perdem muitas coisas, devido ao exagerado controle. Seja como um rio selvagem, e muito do que você nem pode sonhar, nem pode imaginar, nem pode esperar, estará disponível logo ali, ao seu alcance. Mas, abra as mãos. Não continue vivendo a vida com as mãos fechadas, porque essa é a vida de controle. Viva a vida com as mãos abertas. Todo o céu está disponível, portanto, NÃO SE CONTENTE COM MENOS."

É... acho que é bem isso... Tenho controlado muito, organizado muito e nada tem saído do papel, porque estou muito tensa, muito acuada, muito pressionada, por mim mesma, pela minha própria mente ('Você controlou pouco por isso não deu certo. Controle mais').

Penso que se deixar a vida mais solta, acho que as coisas fluirão mais! Não acho que irei conseguir, de uma hora para a outra, abandonar esse meu jeito de organizar tudo e pôr tudo no papel, mas acho que dá para dar uma diminuída considerável nesta minha mania e, com isso, SEREI MAIS CAPAZ DE RECEBER A VIDA E DAR-LHE AS BOAS VINDAS, COMO HÁ TEMPO NÃO TENHO LHE DADO... Rsss

Bjus no coração de todos...

Lu Sousa

FRASE DO DIA: Se um dia você tiver que escolher entre o mundo e o amor lembre-se: Se escolher o mundo, ficará sem amor. Mas se você escolher o amor, com ele conquistará o mundo! (Albert Einsten)




0 comentários:

Postar um comentário