terça-feira, 19 de outubro de 2010

COMO DIZER NÃO?


Eis uma coisa que tenho dificuldade... Dizer NÃO!! Sempre associei o não a coisas ruins, a magoar pessoas, como se eu tivesse a obrigação de sempre agradar, sempre o desejo alheio em primeiro lugar!!
Quantas vezes não passei por cima de mim, para fazer alguma coisa que não queria de jeito nenhum, simplesmente por não saber falar não, por achar que se dissesse essa palavra iria por tudo a perder...
Não sei de onde tirei essas coisas, com quem aprendi a ser assim, aliás acho que isso não importa...
O que realmente importa é que percebi, de uns tempos para cá, o quanto ser assim me fazia mal, e o quanto eu precisava mudar...
Não posso dizer que hoje sou uma pessoa que fala NÃO o tempo todo, mas já melhorei demais, de modo que o NÃO já faz parte de meu vocabulário... rss...
Encontrei esse texto da Zíbia Gasparetto sobre o assunto e achei incrível!! Desde então trato de ler essas palavras todos os dias, para me ajudar a mudar, a agir diferente e a me respeitar!!
"Dizer sim, quando quero dizer não é dar mais valor aos outros do que a mim, é não colocar meus limites, e isso é não me respeitar... É o mesmo que dizer que o que sinto não vale nada, que os outros podem passar por cima de mim à vontade. E eles passam, sem dó nem piedade.
Hoje estou aprendendo a dizer não. Quando não quero alguma coisa, simplesmente digo não. Sem raiva nem emoção. Um não é só uma negativa. É nosso limite. Um direito que temos de decidir o que desejamos ou não fazer. A isso se dá o nome de dignidade. Quando nos colocamos com sinceridade, dizendo o que sentimos, somos respeitados."
Incrível como parece fácil agir desta forma, porém para quem tem essa dificuldade, é tremendamente complicado...
É um treinamento diário, é um aprendizado que requer dedicação!!
Mas estou aprendendo e estou gostando de agir assim, de impor os meus limites, de respeitar os meus desejos...
Estou me sentindo mais verdadeira com as pessoas e comigo mesma e isso só tem feito bem para mim e para meus relacionamentos em geral...
Aprendi que dizer NÃO não machuca nem a mim, nem aos outros, muito pelo contrário!! Agindo assim estou conseguindo fazer com que as pessoas me amem como eu sou e não tentando ser o que os outros querem para ser amada...
Porque é isso que fazemos quando deixamos nosso desejo de lado, para satisfazer o outro... Todos têm seus limites, todos têm direito de ser respeitados!!
Se nem Jesus Cristo conseguiu agradar a todos, quem sou eu para pretender essa tarefa impossível... RSSS

Bom vou ficando por aqui....
Bjks...

Lu Sousa

FRASE DO DIA: PERDER-SE TAMBÉM É CAMINHO! (Cecília Meireles)

0 comentários:

Postar um comentário