domingo, 24 de outubro de 2010

A FELICIDADE...

"Não existem causas externas da felicidade e da infelicidade; elas são apenas desculpas. Aos poucos chegamos a perceber que é algo dentro de nós que fica mudando e que isso nada tem a ver com circunstâncias externas.
O modo como você se sente é algo que está dentro de você, uma roda que fica a girar. Observe-a simplesmente - e isso é muito belo, porque ao ficar consciente dela, algo é alcançado. Agora você compreende que está livre de desculpas externas, porque nada acontece no exterior, e mesmo assim, seu estado de ânimo mudou, em minutos da felicidade para a infelicidade, ou o contrário.
Isso significa que felicidade e infelicidade são estados de ânimo e não dependem do exterior. Esse é um dos pontos mais básicos a serem percebidos, porque, a partir dessa percepção, muito pode ser feito. O segundo ponto a ser entendido é que seu estado de ânimo depende de sua inconsciência. Assim, apenas observe e fique consciente. Se a felicidade estiver presente, observe-a apenas e não se identifique com ela. Quando a infelicidade estiver presente, novamente apenas a observe. É como a manhã e o entardecer. Pela manhã você observa e desfruta o alvorecer. Quando o sol se põe e vem a escuridão, você também observa e desfruta."
Tirei essa mensagem linda de um livro maravilhoso que estou lendo: OSHO TODOS OS DIAS - 365 MEDITAÇÕES DIÁRIAS.
É um livro muito enriquecedor e que toca em questões delicadas de nossas vidas. Definitivamente ele se tornou o meu livro de cabeceira... rss...
Essa tal felicidade é mesmo complicada, não é?? Bom, acho que podemos dizer que é e não é ao mesmo tempo.
É complicada na medida em que a associamos a acontecimentos externos, a conquistas e objetivos ambiciosos em nossa existência!! Isso porque não temos controle sobre a realidade fora de nós... Podemos ou não conquistar algo pelo que lutamos. Podemos ou não conseguir viver para sempre ao lado de alguém, e assim por diante.
Mas quando compreendemos que a felicidade reside em nosso íntimo, dentro de nós, aí sim temos o poder de conquista e de mudança. Através de um mergulho dentro de nós mesmos, podemos perceber o que está acontecendo e assim podemos mudar de sintonia, podemos escolher ser felizes!!
O problema é que poucas pessoas se arriscam nesse mergulho dentro de si... Então a estratégia é culpar situações externas, pela nossa constante infelicidade...
Mal sabem elas que se dedicassem um pouco de tempo para se observarem, certamente encontrariam o 'botãozinho' para mudar de estação...
Lógico que não é tão simples assim, mas o primeiro grande passo, é realizar que a felicidade ou a infelicidade é uma questão de auto conhecimento e de escolha!!!
Mais uma vez o nosso livre arbítrio: Podemos ser felizes ou não... Que tal um mergulho dentro de si, hein?? A escolha é sua... e de mais ninguém...
Bjus no coração...
Lu Sousa
FRASE DO DIA: "Nunca pergunte a alguém o que é certo ou o que é errado. A vida é um experimento para descobrir". (OSHO)

0 comentários:

Postar um comentário