terça-feira, 31 de agosto de 2010

COMO NÃO FAZER TEMPESTADE NUM COPO D'ÁGUA?


Está aí um desafio para qualquer pessoa!! Como é complicado não fazer tempestade em um copo d'água!! E é assim complicado simplesmente pelo fato de estarmos viciados em transformar uma pequena situação em um problema gigantesco!!!

Reclamar, não aceitar as coisas, bater de frente sempre, tornaram-se comportamentos habituais em nossas vidas!! E isso é triste e extremamente perigoso, porque deixamos de viver e apreciar a vida, para tão somente SOBREVIVER... (nossa, estou profunda hoje... rss)!

Eu estou lendo, ou melhor relendo, um livro muito bom sobre esse assunto e achei bacana passar aqui algumas dicas do autor!! O livro em questão chama-se: NÃO FAÇA TEMPESTADE EM UM COPO D'ÁGUA... e tudo na vida são copos d'água... maneiras simples de impedir que coisas insignificantes dominem sua vida (autor: Richard Carlson).

É um livro super gostoso de se ler porque é formado de pequenos toques do autor de como agir diante das adversidades da vida... É um livro de cabeceira, com certeza!!

As dicas que escolhi para colocar aqui foram as que mais combinam com as minhas dificuldades, portanto, só comprando o livro mesmo para ter o conteúdo completinho!!!

Vamos a elas (relacionei três dicas que mais tenho usado... rss):

FIQUE ATENTO AO EFEITO BOLA DE NEVE DE SEUS PENSAMENTOS: Isso é uma coisa que acontece sempre comigo!!! Pensamentos ansiosos e negativos quando vêm em minha cabeça, simplesmente tomam conta e um vai puxando outro até que a onda negativa se torna gigante e o mal estar provocado fica bem difícil de se remediar. A solução oferecida pelo autor é reconhecer o quanto antes a presença desse pensamento negativo e simplesmente cortar o mal pela raiz. Interromper o trem de pensamentos, antes que ele tenha chance de sair descontrolado pela sua cabeça!! - Juro, gente, eu tenho aplicado essa dica em minha rotina e tenho conseguido muiiiiitos resultados positivos... Vale a pena tentar...


PROCURE ENXERGAR ALÉM DO COMPORTAMENTO: Em outras palavras seria o mesmo que dizer que devemos dar ao outro o benefício da dúvida... SEMPRE!! Se alguém nos tratou mal, se estamos nos desentendendo com o nosso colega de trabalho, se a pessoa no caixa do banco é ríspida com você, enfim, qualquer que seja a situação, procure sempre enxergar além!! Procure simplesmente pensar: "Fulano não sabia o que estava fazendo, deve estar com problemas em sua casa, não devo ligar para sua atitude!!" . A força que esse 'perdão' possui é indescritível... só fazendo para sentir o bem estar que ele nos proporciona - Tenho aplicado este ensinamento também, mas devo confessar que minha dificuldade tem sido bem maior neste ponto!! Entender o outro é difícil, mas não impossível!!! Tentar pode ser um bom começo...

FAÇA UMA COISA DE CADA VEZ: Temos o terrível hábito de desempenharmos três ou quatro tarefas ao mesmo tempo... É péssimo, porque agindo assim fica impossível seguir a orientação de viver o momento presente. Nós perdemos muito do prazer daquilo que estamos fazendo e nos tornamos muito menos concentrados e eficazes. A solução: Concentre-se em uma coisa por vez, esteja realmente presente no que está fazendo. Assim fazendo conseguiremos realmente sentir o prazer das atividades de nosso dia a dia e seremos muito mais eficientes na realização de nossas obrigações!! - Nossa, essa dica aqui é a mais difícil de seguir, pelo menos para mim!! Eu sou geminiana, o que implica em dizer que eu realmente desejo ser duas em vários momentos do meu dia... rss... Tenho o hábito de fazer várias coisas ao mesmo tempo, mas de fato sempre me enrolo e acabo não fazendo nada direito... Tenho tentado, mas tá difícil...rss...

Bom, espero que gostem e comprem o livro!! É muito bacana tê-lo sempre a mão, para os nossos deslizes... rss...

Bjus...

Lu Sousa

FRASE DO DIA: A razão dos cães terem tantos amigos é que movem suas caudas, muito mais que suas línguas!! (autor desconhecido).



0 comentários:

Postar um comentário