quinta-feira, 6 de maio de 2010

SABOREIE A VIDA

“Havia um mestre sufi que costumava contar parábolas a seus discípulos. Eram histórias lindas, mas nem sempre compreendidas pelos alunos.

Certo dia, um deles aproximou-se do mentor no jardim do mosteiro e perguntou-lhe:

– Mestre, por que o senhor não conta o significado de suas parábolas? Eu não entendo o que elas querem dizer.

– Oh, perdoe-me por isso – respondeu o mestre, que esticou a mão em direção aos ramos de um pessegueiro e colheu um fruto lindo e perfumado.

– Por favor, aceite este pêssego como minhas desculpas.

– Obrigado – disse o discípulo.

– Permita-me descascar o pêssego para você? – perguntou o mestre.

-É muita gentileza sua, mestre – consentiu o discípulo.

– Já que vou descascar o pêssego, você gostaria também que eu o cortasse em pedaços para que os saboreie?

– Eu adoraria, mestre, mas não quero abusar de sua generosidade.

– Não há abuso em aceitar o que lhe ofereço. Não vejo problema nenhum em ajudá-lo. Permite também que eu mastigue os pedaços para você?

– Não, mestre! Não gostaria que fizesse isso – respondeu, surpreso, o discípulo.

Ambos ficaram calados por um instante. O mestre, então, disse ao aluno:

– Explicar o sentido das parábolas seria o mesmo que lhe oferecer uma fruta mastigada. Não há como aproveitar todo o sabor de uma fruta a não ser por suas próprias mãos. (Qual é o seu lugar no mundo? – Leila Navarro)”

Da mesma forma, alguém pode nos indicar o trajeto que devemos seguir EM NOSSAS VIDAS, mas somos nós que o percorremos com nossas escolhas, nossa consciência e nossas atitudes.

Assim, siga em frente e saboreie o seu pêssego.

bjos,

Lu Sousa

0 comentários:

Postar um comentário