terça-feira, 4 de maio de 2010

PRAZER EM CONHECER...

Há algum tempo atrás, li em um livro uma frase simplesmente incrível, que me fez parar para pensar na minha vida ou de modo mais específico, o que estou fazendo com ela! Bom vamos a tal frase:

“Há dois grandes dias na vida de uma pessoa – o dia em que ela nasce e o dia em que ela descobre por que nasceu.” (Teste da Paixão – Descubra o que você realmente ama fazer – Janet Bray Attwood & Chris Attwood – Editora Sextante)

Frase poderosa essa!! Teve um impacto tão grande em mim, que me levou a um processo de profunda reflexão sobre a minha vida… Tá bom a primeira parte tá tudo certo: eu nasci! Mas e a segunda, meu Deus?? Por que eu nasci…ou melhor, para que eu nasci??? Faz trinta e dois anos que estou aqui neste mundinho que Deus criou e para quê??? A razão de tamanha reviravolta de uma simples frase, dentro de um universo particular de um ser chamado Luciana, talvez se deva ao fato de que desde sempre existiu dentro de mim um vazio, ou para ser mais exata um imenso buraco negro, daqueles de filme mesmo, que puxa tudo que passa por perto para dentro!!! Sempre me senti incompleta, como se tudo que eu realizasse deixasse sempre os tão vagos e incompletos três pontinhos… como se minha vida fosse uma sequência de capítulos sem a menor conexão entre eles, como se nada realmente fizesse sentido para mim!! Mas, voltando à frase que me fez mergulhar em mim mesma, em busca do meu porquê, devo dizer que ela é a responsável pelo surgimento deste blog.

Eu descobri, depois de uns vinte e nove anos de existência, que a minha vida só teria sentido se eu escrevesse, se eu deixasse que as palavras desabrochassem através de meus pensamentos, se eu permitisse que as letras se agrupassem em frases e orações, e que formassem ao final um texto bonito, engraçado, triste. A minha vida só se tornaria completa, se eu pudesse trazer pela força das palavras alguma emoção para as pessoas que viessem a lê-las, que eu pudesse acrescentar alguma idéia, dividir alguma emoção, semear alguma esperança, explodir com algum medo, inventar alguma história, que fizesse alguma diferença na vida das pessoas, por mais insignificante que fosse. Porque as palavras são fortes, e como são! As palavras faladas ou escritas são os instrumentos de rotação em nossas vidas. São elas que nos fazem agir, reagir, amar, chorar, reclamar, lutar, vencer, perder, sofrer, se alegrar, compartilhar, unir, sorrir, enfim a vida é feita de palavras.

Mas, por que só agora resolvi começar a concretizar essa minha descoberta, você pode estar querendo me perguntar? Bom, a explicação está resumida de forma magnífica em uma só palavra: MEDO!! Será que você conhece essa palavrinha que nos aprisiona, que nos coloca limites ilusórios, que nos impede de acreditar em nós mesmos, que permite que ocorra uma incrível autosabotagem em nossos caminhos? Será que vocês conhecem essa sensação? Pois é, tinha medo de começar, medo de não conseguir, medo de ninguém gostar, medo de que minha descoberta do meu porquê caísse por terra… Enfim, poderia ficar enumerando os infinitos medos que passaram por mim, mas acho que já deu para captar a coisa toda, não é?!

O fato foi que, neste final de semana para ser mais precisa, aconteceu algo muito importante. Fui tomar café da manhã com uma grande amiga minha e ela me deu um chacoalhão decisivo! Sabe quando a pessoa fala uma coisa para você e você fica com o rosto quente, o coração acelerado e a pulsação fica a mil??? Calma gente, ela não se declarou para mim…rsss… só para deixar claro, ela e eu somos muito bem resolvidas e acompanhadas de homens incríveis! Falei isso só para não deixar margem a nenhum pensamento equivocado…rss… Mas, voltando para onde eu estava, esta minha grande amiga me disse algo mais ou menos assim: “Essa será a última vez que vou falar: Por que você insiste em colocar ‘o seu sonho de escrever’ no topo dos sonhos impossíveis?? Você sempre tem uma desculpa para dar, quando o assunto é realizar o seu sonho!! Tudo só depende de você!! Se você não começar, nunca saberá se dará certo. Caso não dê certo, pelo menos você terá a tranquilidade como recompensa, por saber que, pelo menos, você tentou”.

Não sei explicar direito, mas as palavras dela me tocaram de uma forma, que para mim não havia outro caminho senão começar a escrever. Está vendo o que eu falei sobre a força das palavras? É uma verdade absoluta: as palavras produzem efeitos estupendos nas pessoas, basta estarmos com o coração aberto e as recebermos dentro de nós!! Enfim, depois daquele café da manhã, eu decidi arremessar para bem longe a tal palavrinha, aquela que estava presa em mim feito um carrapicho (o medo) e decidi, também, substitui-la por outra simplesmente maravilhosa e que estava distante de mim, já há algum tempo: a coragem!! Quanta diferença essa substituição produziu, vocês não têm noção! Aliás, vocês sabiam que coragem é a reunião de duas palavras? CORAGEM = CORAÇÃO + AGIR. Em outras palavras, agir com o coração (li essa constatação em um livro da Leila Navarro, chamado ‘Qual é o seu lugar no mundo?’, livro excelente, por sinal!).

Dessa forma, entendo que não há como não dar certo se você age com o coração, não tem como as coisas não fluírem se você se permite fazer o que você ama! É simples e ao mesmo tempo complicado! Bom, pelo menos para mim, foi complicado durante muito tempo, mas agora parece ter ficado simples!! Então foi assim que surgiu a idéia de começar a escrever através de um blog! Acredito que é um belo começo, um grande passo!! Nunca fiz um blog na vida, por isso peço que tenham paciência comigo!! Mas, espero que curtam minhas idéias, minhas dicas de livros e filmes, enfim, espero que gostem de minhas palavras, as palavras de minha vida, que são também as da sua vida, da vida de todo mundo, porque não adianta negar, meus caros… a vida, definitivamente, é feita de palavras!!

bjos,

Lu Sousa

0 comentários:

Postar um comentário